sábado, novembro 19, 2005

Fotografia com pouco dinheiro

O título deste post soa a mentira, mas não... é mesmo possível fazer fotografia de forma séria com orçamento reduzido. Jesse Allen Crouch demonstra-o num artigo que escreveu no seu site, e também com as fotos que produz. Aconselho também a compararem as fotos antes e depois da pós -produção em photoshop.

sexta-feira, novembro 18, 2005

UPDIG - Universal Photographic Digital Imaging Guidelines

Para os iniciados na fotografia digital, e também para os menos iniciados, acaba de surgir um sítio lançado pelo grupo de trabalho UPDIG (Universal Photographic Digital Imaging Guidelines). Este consórcio ad-hoc formado por algumas das entidades de referência na área da imagem digital, pretende, através de 15 regras, defenir o fluxo de trabalho do fotógrafo digital. Visita obrigatória e bastante esclarecedora.

"These 15 guidelines — along with the accompanying Best Practices documents — aim to clarify issues affecting accurate reproduction and management of digital image files. Although they largely reflect a photographer’s perspective, anyone working with digital images should find them useful. The guidelines have three primary goals:
• Digital images look the same as they transfer between devices, platforms and vendors.
• Digital images are prepared in the correct resolution, at the correct size, for the device(s) on which they will be viewed or printed.
• Digital images have metadata embedded that conforms to the IPTC standards, making the images searchable, providing usage and contact information, and stating their creators or copyright owners."


Nikon D200

A Nikon acaba de lançar mais um sítio sobre a nova D200. Está editado em várias línguas, incluindo português (de Portugal). A visitar.

terça-feira, novembro 08, 2005

Calculadora de Profundidade de Campo

Há "muitos anos atrás", antes do advento do autofocus e quando as objectivas zoom eram uma raridade de qualidade duvidosa, era normal, e "obrigatório", colocar nas objectivas durante o processo de fabrico uma simples e eficaz "escala de profundidade de campo". Isso permitia ao seu utilizador regular a objectiva para uma determinada distância (há hoje objectivas que nem escala de distâncias trazem...), sabendo que se utilizasse determinada abertura de diafragma (por ex. f8), tudo ficaria focado num certo intervalo de distãcias que essa escala indicava. Nesta época de objectivas zoom autofocus, e em que encontrar a escala de distâncias marcada na objectiva que se compra, pode significar que o cheque foi de pelo menos uns mil euros, aconselho a visita a este sítio, que disponibiliza de forma gratuita esta "calculadora de profundidade de campo", por vezes bem mais eficaz que o melhor sistema autofocus.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Light Field Photography

Aqui está uma inovação verdadeiramente interessante. Ainda não tive tempo para ver como funciona, nem sei se será comercialmente viável, mas merece uma visita.

quinta-feira, novembro 03, 2005

Parabéns!!!

Os "The Gift" acabam de ganhar o prémio para "The Best Portuguese Act" nos "MTV European Music Awards". Parabéns para a melhor banda portuguesa!!!

quarta-feira, novembro 02, 2005

Marvão

Durante algum tempo publiquei as minhas fotos neste fotoblog.
Para os que me quiserem conhecer melhor e não puderem esperar pelos próximos capítulos, aconselho uma visita.

terça-feira, novembro 01, 2005

Parto difícil

Quiseram os "astros" que a data coincidisse com o lançamento oficial da ferramenta por muitos de nós esperada - Nikon D200. Pelo que se pode ver parece ser uma excelente máquina, mas vamos ter de esperar pelos testes finais, e, eu próprio, pelo melhor de todos - o meu.
Neste espaço publicarei regularmente notícias, ensaios e outros artigos de interesse relacionados com a Fotografia. Darei também a conhecer o meu próprio trabalho. Para uma e outra coisa espero a vossa visita e os vossos comentários.
Para começar deixo-vos com uma imagem do "parto" da AM/FM Tour - os The Gift em concerto no Cine-Teatro de Alcobaça (se soubesse como, juntaria também uma música).